Santo André (SP) – Com o objetivo de reduzir os transtornos e riscos decorrentes do abandono de veículos em vias públicas, a Prefeitura de Santo André intensificou a “Operação Carro Abandonado” neste início de ano. A ação pretende diminuir o número de reclamações recebidas pelos canais de atendimento municipais e mitigar problemas de trânsito, saúde e segurança.

Números da Operação

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, foram emitidas 1.134 notificações em 2024 para proprietários que abandonaram carros em ruas e avenidas. Deste total, 882 veículos foram retirados pelos donos, enquanto 200 precisaram ser removidos ao pátio municipal. Outros 52 automóveis permanecem no prazo de notificação, ao fim do qual o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) poderá adotar novas medidas.

“Temos reforçado o compromisso de continuarmos a Operação Carro Abandonado nas ruas, para combater esse tipo de problema que prejudica o trânsito e representa um risco ambiental e de segurança pública”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote. Ele ressalta que veículos parados em locais públicos podem se tornar focos do mosquito da dengue, especialmente durante o período de chuvas.

Critérios de Abandono e Procedimento

Segundo as regras municipais, um carro é considerado abandonado quando apresenta sinais de má conservação como ferrugem, pneus murchos, sujeira, vidros quebrados ou ausência de placas, além de estar estacionado em via pública por tempo prolongado.

  • Vistoria Preliminar: O DET envia agentes de trânsito para verificar a denúncia.
  • Notificação: Em caso de veículo com placa, é afixado um aviso no automóvel. O proprietário tem até cinco dias para retirá-lo.
  • Remoção: Se não houver providências dentro do prazo, o carro é considerado abandonado e pode ser guinchado.
  • Veículo sem Placa: Classificado como sucata, pode ser removido sem notificação, em até dez dias.

Custos de Retirada

Caso o proprietário queira reaver o veículo do pátio municipal, deve quitar possíveis pendências financeiras (multas, licenciamento, IPVA) junto ao Detran e obter um ofício de liberação.

Base Legal

A recolha de veículos em estado de abandono é amparada por decreto municipal que autoriza o recolhimento de automóveis e carcaças nas vias públicas de Santo André. As denúncias podem ser feitas por meio do aplicativo Colab, na Praça de Atendimento do Paço Municipal ou nos Postos SIM da Prefeitura.


Resultado da Operação Carro Abandonado em 2024

Ação Quantidade Status
Notificações emitidas 1.134 Proprietários foram alertados sobre a irregularidade
Veículos retirados pelo dono 882 Carros removidos após notificação
Remoções ao pátio 200 DET acionou guincho para carros abandonados em via pública
Aguardando prazo 52 Notificados; prazo para providências ainda em curso

Conclusão

A Operação Carro Abandonado desempenha papel essencial na manutenção da ordem pública em Santo André, contribuindo para a segurança viária, prevenção de doenças e melhoria do ambiente urbano. A campanha, que inclui fiscalização intensificada e o apoio da população por meio de denúncias, já resultou em centenas de remoções e notificações, demonstrando o comprometimento do município em solucionar o problema de veículos abandonados.

Olá 👋,
é um prazer te conhecer.

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada.

Não fazemos spam! Leia nossa [link]política de privacidade[/link] para mais informações.

Was this helpful?

Thanks for your feedback!

Deixe um comentário